Últimas Notícias

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pluvia - Entre segredos & esperança de Erica Azevedo

Titulo Original: Pluvia - Entre segredos & esperança
Autora: Erica Azevedo
Editora: Novo Século
Nota: 
Preço: 24,83 (Extra), 34,90 (Livraria Cultura), 29,70 (Saraiva)




Sinopse: Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa?

Pluvia
Resenha: Ana é uma adolescente comum, que apesar de ter a amizade de Sofia,sua melhor amiga, e de outros colegas da escola prefere ainda passar um dia lendo um bom livro, até então Ana acreditava que seus livros eram sua s melhores companhias. Finalmente havia chegado Julho, por um lado era bom mas por outro não, porque? Ana não queria ficar os próximos vintes dias trancafiada dentro de casa, só se, seus queridos pais, Laura e Rodrigo Leal deixassem ela viajar com Sofia, o que seria  muito difícil pelo o ocorrido na última vez em que elas viajaram juntas. Então Ana esperava mesmo passar suas férias lendo mais alguns livros. 
         Mas o que ela menos esperava era que seu Tio Jonas havia emprestado ao seu pai um chalé próximo a Joinville precisamente no povoado de Baamen - bem esquecido esse nome hein? rs. Ana não ficou muito feliz, não que ela achasse os pais chatos pelo contrario. Mas sua felicidade não era tanta pois simplesmente seus pais tirariam apenas "uma folga do trabalho para preparar mais trabalho" como Ana pensava já que possivelmente a sua mãe receberia vários telefonemas e o seu pai ficaria separando catálogos e lista de livros.
             Durante a viajem de mais ou menos oito horas, o pai de Ana parou o carro para perguntar aonde ficava esse tal chalá que nem mesmo existia no mapa. Enfim encontraram o tal povoado de Baamen, mas o que mais chamou a atenção de todos foi uma construção que nada combinava com aquele lugar, com uma placa com o nome "Mercearia".Logo um senhor, de olhos azuis - reparem nisso para quando for ler o livro, é um detalhe um pouco  importante - que apareceu do nada usando uma capa prata com capuz, uma roupa um tanto esquecida, depois de um tempo o Sr. Leal acabou perguntando aonde ficava a casa, mas para puxar assunto e "quebrar o gelo" daquele momento. O senhor com a capa prata respondeu e eles se foram
           Na tarde do outro dia Ana viu pela janela o começo de uma chuva, já era esperado como o radialista havia dito, durante o cair das gotas de chuva Ana observou algo muito diferente, as gostas haviam se transformado em pessoas, mas como?



               Era para eu ter feito essa resenha há um bom tempo, mas eu estava com muita preguiça mesmo sabe até de ler livro eu estava eu chamo isso de "overdose literária" quando não estou com vontade de ler nada nem a mais simples frase ou quando não consigo pensar em algo para fazer a resenha simplesmente não me vinha nada na minha mente, e olha que eu A-M-E-I esse livro, sabe. Então vou deixar de enrolação e espero dizer o quando gostei desse livro. <3
               Quando eu solicitei este livro a Erica eu já sabia que iria ser bom só pela sinopse, mas não tanto que eu fosse me apaixonar pelo livro. Pluvia me pegou desde do primeiro capítulo que era bem intrigante então eu queria saber logo o que estaria por traz desse acontecimento, vou poupar vocês de spoiler ou tentar o possível. Mas logo na semana que estava lendo o livro, foi uma das mais corridas desse ano porque tinha visitas aqui em minha casa e meus sobrinhos ficaram doentes - sim, eu 18 anos e tenho sobrinhos - e a leitura de Pluvia ficou meio que para traz sabe?! Minhas horas de leitura ficaram super bagunçadas e só quando tinha um tempinho eu ia lá e li um ou outro capitulo.Acho que não aproveite mais a leitura por causa desses acontecimentos.

"As gotas que caiam inexplicavelmente transformavam-se em pessoas, iguais a ela, vestidas de maneira diferente e agitadas por certa empolgação que ela imaginou em seus rostos. A chuva não as incomodava, ao contrário, parceia que ela invadia seus corpos como se fizesse parte delas."
página 30



"A menina caminhou silenciosamente em meio a produtos estranhos, que ela não conseguia identificar como algo já visto antes. Havia muitas esferas com líquidos de aparência pegajosa, livros de cores berrantes, embalagens pequenas, como as de fósforo, com dizeres em letras de cor amarelo fosforescente, que conseguiria, Ana supôs, cegar alguém que chegasse muito perto."
página 32

             Sobre a personagem Ana não tem como não ama-la desde que é citado que ela adora ler, qual leitor não gostar de outra pessoa que ler?! Não tem como não gosta de todos os personagens que aparecem no livro, menos o vilão, que são bem construídos possuindo seu próprio papel na história.
          O livro é contado em terceira pessoa, um pouco diferente do que a maioria dos livros que são ultimamente em primeira pessoa, esse detalhe não faz perder em nada no enredo que fluí sem nenhuma dificuldade, apesar de a Erica ter me dito que essa primeira edição do livro tem alguns erros ortográficos mas eu sinceramente não percebi nenhum, talvez porque eu estava muito aprofundado na leitura que deixei passar esses pontos insignificantes para mim.



          A Erica consegue dosar tudo no ponto certo, o livro possui magia, aventura, criaturas fantástica, romance e tudo que um bom livro tem que ter. E falando em romance vocês podem espera-lo no livro, o bom dele é que vai crescendo ao pouco não é o famoso "amor a primeira vista" que ficar muito meloso, o amor entre "tal" personagem com o "tal" personagem vai crescendo aos poucos, apesar já esperado esse romance entre eles. Sobre a magia foi uma das partes que gostei muito, porque eu ficava imaginando aquilo, que dava uma boa cena para o cinema.
             Amei Penafort - só um spoilerzinho - que era tipo uma "Hogwarts" de Pluvia, até me pareceu um pouco com ela. Ah, durante o começo o livro pode ter algo que lhe lembre mesmo HP, eu até falei isso com a Erica, mas durante a leitura você vai vendo que não tem nada a ver.

"Os laços mais singelos nascem nas circunstâncias mais inesperada - Yedda citou sorrindo levemente."
página131



"A verdade nos leva por um caminho perigoso e a mentira está sempre á espreita. cuidado com o que acredita. Tudo está a ponto de se revelar. Caberá a vocês decidirem no que acreditar. Cuidem uns dos outros - Collet avisou. - Agpra, se me permitem, eu tenho minha própria missão."
página 200

             A diagramação é simples com essa letra grande - na foto acima - no começo das frases de cada capítulo. As páginas são amareladas e a capa fosca com detalhes em verniz, prestem bem atenção na capa porque ela fala muito sobre o livro. Pluvia possui 279 de páginas.
           O final do livro foi surpreendente a decisão que a Ana tomou não era o que eu esperava mesmo, fiquei boquiaberto com a ação dela.
Simplesmente amei esse livro, então é uma leitura que eu recomendo muito, você que tem "medo" de ler um livro de autor nacional corre para ler esse daqui porque vale mesmo a pena. E para minha felicidade Pluvia irá ter continuação.

"Linhas começaram a ser traçadas por toda a sua extensão, revelando cadeias montanhosas, vales, vilarejos e florestas.Era como se um mundo inteiro estivesse aos seus olhos."
página 215 

:: spoiler: nome do segundo livro ::
Eu muito curioso perguntei para a Erica, muito atenciosa, se o livro Pluvia iria ter continuação e a resposta para minha felicidade foi sim. E sabe o que a Erica me perguntou? Se eu queria saber o nome do segundo livro e eu respondi que SIM obvio. O nome do segundo livro será ..... tamtamtam ..... Ventus. Eu adorei o nome, o livro ainda não possui o subtitulo, quando eu souber contarei aqui, okey? Então é isso gente espero que eu tenha mostrado a vocês o tanto que eu gostei desse livro.

14 comentários:

  1. Adooorei sua resenha e as quotes que separou. Fico muito feliz que tenha gostado *-*

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha!
    Esse é um livro que parece ser realmente incrível. Sempre que ouço falar nele, não canso de dizer o quanto gostei de sua ideia original, de sua premissa. Já me sinto um pluviano!
    A Érica é realmente uma escritora incrível!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro. Parece ser muito bom! Já o adicionei à minha biblioteca no skoob, assim que eu puder acho que eu vou comprá-lo. Gostei muito da sua resenha, com fotos e quotes do livro, a diagramação interna me agradou bastante. Eu odeio quando eu compro um livro e a letra é minuscula ahah.

    Abraços.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
  4. Bem achei a estoria estranha, gostas que viram gente? Hummm mas achei legal a Ana gostar de ler

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Alguns dias atrás eu li a resenha desse livro em um outro blog, e adorei. O livro parece bem interessante, e sua resenha me deixou mais curiosa! ;D

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Diagramação em livros = um amor eterno.

    Pra mim valem mais do que a própria história. hehehe ~~designeeerss~~

    ResponderExcluir
  7. eu li a respeito desse livro e fiquei encantada com a história... preciso ler urgentemente rsrs

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!! Nossa, o livro me parece perfeito! Do estilo que eu gosto!! Amei!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  9. Uau, que resenha fantástica Zayron, adorei, você me deixou louca de vontade para ler o livro agora!! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha, Só bem recentemente que ouvi falar desse livro e me interessei muito por ele, mas não sabia que ia ter continuação.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa que perfeita a sua resenha *-*
    Deve ser muito bom o livro recebou muitas notas haha
    e essas quotes são perfeitas!

    XOXO
    jovenclube.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adorei a resenha. Fiquei com muita vontade de ler esse livro.
    Identifiquei-me com a Ana logo no início quando você disse que ela adora ler. rsrs

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar desse livro... a resenha ficou ótima, fiquei com vontade de lê-lo! *-*

    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossaaaaa amei a sua resenha e as imagens... parabéns... eu comecei a ler Pluvia hoje e já cheguei na página 100 rsrsrsrs muito feliz porque finalmente estou lendo esse livro e realmente a Erica tem uma escrita maravilhosa que nos encanta e nos prende... Amando ler... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário :)

PS: Deixe o link de seu blog, assim poderei retribuir o comentário :)

 
Copyright © 2013 Muchachos Online
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates